- Comemorem o Natal! As Festas de Fim de Ano!
- Se não conseguiu tudo que pretendia, renove as esperanças e trabalhe com afinco!
- Dê um tempo na tristeza na hora do abraço, se for abraçar
- Telefone pra alguém a quem gostaria de ouvir a voz!
- Sinta uma voz no seu peito dizendo o que realmente deveria fazer!
- Visualize tudo o que deseja para o próximo ano!
- Faça a Respiração diafragmática todas as vezes que se achar em ansiedade!
- Mentalize apenas o que quer e não o que não gostaria!
- Não se faça promessas!
- Seja feliz e até a próxima!
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Comemore!
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
O Borderline na visão psicanalista
- Esforços para evitar um abandono real ou imaginário- são pessoas intolerantes a solidão;
- Padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos, em que a pessoa alterna entre extremos de idealização e desvalorização;
- Perturbações de identidade- instabilidade constante da auto-imagem ou do sentimento do eu;
- Impulsividade em duas ou mais áreas, prejudicando significativamente a sua vida.( sexo, abuso de substâncias, comer compulsivo, etc.)
- Comportamentos, gestos ou ameaças de suicídio ou de comportamento automutilante;
- Instabilidade afetiva - oscilação frequente de humor;
- Sentimentos crônicos de vazio;
- Raiva intensa ou dificuldade em controlar a raiva;
- Episódio de ideação paranóide relacionado ao stress e a sintomas dissociativos intensos.
Pesquisas recentes nos mostram que assim como se controlam a pressão alta e o diabetes com posturas comportamentais e medicamentos, também podemos tornar o modo de vida de um borderline mais feliz. Serotonina, norepinefrina e acetilcolina estão entre os neurotransmissores químicos envolvidos com a região do córtex cerebral pré-frontal onde se preduz a capacidade de suprirmir-se as emoções negativas, logo esses mensageiros químicos desempenham um papel na regulação das emoções, inclçuindo raiva, ansiedade, tristeza e irritabilidade.
O TPB é segundo as pesquisas, mais frequente em mulheres, que buscam conciliar diversos papéis sem saber o que priorizar, gerando mais confusão e estresse sobre quem são ou o que querem. Além de causas como aumentos da taxa de divórcios, da utilização de babás, da dificuldade de alcançar relacionamentos íntimos mais estáveis, violência sexual na infância, rejeição, etc.
A teoria de Klein- com seus conceitos de cisão, objetos bons e maus e identificaçõ projetiva- possibilitou falar sobre a instabilidade e o quadro clínico caótico apresentado pelo borderline.
O tratamento requer tempo e paciência, tanto dos profissionais quanto dos familiares, envolve a Psicoterapia Cognitivo-Comportamental com medicamentos, preferencialmente antidepressivos e estabilizantes de humor. Em determinados contextos (psiquê42-ciência e vida) a internação psiquiátrica pode ser necessária para a proteção do próprio paciente.
Difícil é quando ocorre a comorbidade, ou seja, a associação do TPB com o TBH ou outros transtornos mentais. A observância deve durar pelo menos 6 meses antes de um diagnóstico, pois não há atualmente exames de neuroimagem ou laboratoriais que façam o diagnóstico.
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Oniomania e shopaholics
domingo, 19 de outubro de 2008
Auto-Estima- Referencial de sí mesmo
Há algum tempo, a auto-estima tem sido um conteúdo considerado fundamental para a auto-imagem positiva, para o equilíbrio emocional, mental, sentimental e também essencial para a autocura em seu amplo aspecto, (diz Ramy Arany do Instituto KVT, em seu artigo no SOMOS TODOS UM).
domingo, 21 de setembro de 2008
Fobia Social (Transtorno de Ansiedade Social)
domingo, 17 de agosto de 2008
Mente sana com Acupuntura!
Falar da acupuntura é falar da energia, o ser humano constitui uma só entidade energética e sem possibilidades de ser dividido, o físico e o psiquismo. No caso de uma perturbação, seja ela do psiquismo ou do organismo, não se poderia tratar de um sem referência do outro.
A acupuntura busca restabelecer o equilíbrio através de intervenções no corpo físico, por meio de estímulos nos pontos de acupuntura.
Ela cuida da energia dos órgãos e das vísceras. Cada órgão e cada víscera são responsáveis pela parte funcional e aspectos psíquicos, por ex. o Baço e o Pâncreas têm como função transformar e transportar os alimentos que estão no estômago, no que se refere ao emocional, eles cuidam do pensamento, da reflexão; portanto equilibrando este órgão estaremos melhorando sua função de transporte e transformação e também o pensamento e a reflexão.
O equilíbrio do organismo é de vital importância; ele estando bem consigo, estará bem no ambiente que o cerca.
segunda-feira, 28 de julho de 2008
TDA/H incapacitando para o trabalho!
Adultos com síndrome do déficit de atenção e hiperatividade (TDA/H) perdem até 22 dias de trabalho por ano, segundo pesquisa coordenada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) da qual participaram cerca de 7 mil trabalhadores com idade entre 18 e 44 anos de vários países.
O distúrbio foi diagnosticado em 3,5 % da amostra, em sua maioria homens e de países desenvolvidos. O total de dias perdidos por ano foi categorizado da seguinte forma: 8,4 dias de ausência no trabalho, 21,7 dias com quantidade de trabalho reduzida e 13,6 dias em que a qualidade do trabalho foi prejudicada.
Os autores, que fazem parte de um consórcio de pesquisa entre a OMS e a Universidade Harvard, recomendam que o distúrbio seja incluído nos programas de saúde ocupacional das empresas, pois o tratamento existe, é eficaz e seu custo é muito menor que as perdas em produtividade.
( Pesquisa apresentada pela Rev. Scientific American nº 186)
Se há dificuldades em concentração, cansaço sem motivo aparente, perda de objetos como chaves, canetas, etc. Dificuldades em ler um livto muito longo, dificuldades em estabelecer prioridades, agitação com inquietação... procure a princípio um profissional de saúde mental. Esse distúrbio pode ser diagnosticado já em crianças, cuja sintomatologia apresenta-se na escola, quando a criança não consegue se concentrar , levando a dificuldade de aprendizagem, diz a psicanalista Jane Sabino.
domingo, 29 de junho de 2008
Entenda o que significam 30 temas e sonhos que vivem aparecendo nos nossos sonhos e pesadelos.
Água por todos os lados:Para Carl Jung, a água representa o inconsciente. Então, se você sonha que está nadando numa boa, significa que você está pronto para mergulhar nas profundezas da alma.
Branco na prova -Talvez você esteja com um pé atrás sobre uma nova fase na sua vida ou uma decisão importante. Sonhos com provas também podem ter a ver com fazer a coisa certa no momento certo.
Cair- Já sentiu que estava caindo e acordou assustada? Quase sempre, não tem significado, a não ser o literal: estamos caindo no sono e deixando a consciência de lado. Você simplesmente está entrando no sono profundo.
Celebridades- Foque bem no que o famoso representa para você. A Drew Barrymore é sinônimo de romance? J.Lo simboliza poder? E o Justin? Nem precisa dizer. Talvez você esteja sonhando com os atributos que deseja!
Cenário conhecido Dependendo do lugar, é um aspecto diferente da sua vida que está em destaque. Se for em casa, a família, se for no colégio, a vida em sociedade, e na balada, relacionamentos.
Cobras-Um dos animais que mais aparecem em sonhos. Geralmente, para causar um ataque de pânico. Pode ser um alerta de perigo ou, melhor dizendo, de atenção, cuidado redobrado com o que você anda fazendo.
Comida -O cardápio é dos mais variados. Preste atenção no tipo de comida, de qual país é o prato, ou quem fez. É por aí que você pode encontrar a resposta sobre do que você tem fome.
Computador Ele é sinônimo de internet, que é sinônimo de comunicação. Se o PC quebrou na hora H, pode ser que na vida real você precise bater um papo com alguém - ou com você mesma.
Despedidas- É comum a gente sonhar com alguém que já morreu e volta para se despedir. Pode indicar que você começou a aceitar a morte da pessoa ou mesmo de alguma mudança na seu dia-a-dia.
Ir ao banheiro Geralmente a interpretação é bem fácil: vá para o banheiro para não sujar a cama. Mas, se no sonho você não conseguir encontrar ou entrar no banheiro, é indício de alguma vontade frustrada.
Meios de transporte- Trem, avião, carroça? Cada um mostra como você se move pela vida. Se você não consegue embarcar neles, deve estar perdendo o bonde da sua própria história.
Monstros -Vale prestar atenção no bicho, mas, principalmente, nas reações que ele provoca em você durante o sonho. Pense: ele dá medo de quê? Talvez seja esse medo que você precise enfrentar.
Morte de alguém- Seja de alguém que já morreu ou que ainda está vivo, representa a necessidade de entender algo que está em transformação, inclusive se acostumar com a ausência de alguém.
Morte - a sua!Investigue como a morte acontece, em que ambiente. É acompanhada por quais pessoas? Podem ser pistas sobre algo de ruim que você está fazendo consigo mesma, ações autodestrutivas.
Mudança de sexo- Se uma mulher sonha que virou homem, pode ser que ela precise explorar mais seu lado masculino, que na nossa sociedade é relacionado a coragem, profissionalismo, racionalidade, força. Ei, a culpa é da sociedade!
Nudez em público Para Freud, indica o desejo de viver com mais liberdade e menos responsabilidade. Ou vontade de mostrar quem realmente somos.
Partes da casa- Pense no que cada pedaço dela significa para você: o quarto, a cozinha, a sala. Se o sonho é na cozinha, vale perguntar o que você pode estar “cozinhando” na sua vida. Se é na garagem, um desejo de cair na estrada.
Partos e aniversário Significa o começo de uma nova etapa, de um novo projeto. Talvez até o surgimento de uma nova forma de ver a vida que, como a chegada de uma criança, afeta a todos.
Perder coisas valiosas Bolsa, carteira, jóia, celular, documentos. Essas perdas podem representar a mudança da sua identidade, do seu jeito de ser e se relacionar com a vida.
Perder os dentes -Alguns psicanalistas dizem que tem a ver com o medo do envelhecimento. Outros relacionam com a insegurança da própria beleza. Também pode significar perda de poder e mudanças de personalidade.
Perder-se Perdida no labirinto? Sonhos assim podem mostrar perda de motivação e propósito na vida. Ou seja, você não sabe para onde ir. Mas não fique triste! Aproveite para se perguntar onde está a saída.
Perseguida -Estão te perseguindo. É comum em quem anda ansiosa ou se sentindo ameaçada, frágil, inferior. A pergunta é: quem ou o que está atacando você? Ou: do que estou fugindo dentro de mim mesma?
Perseguidora- Se no sonho, você corre atrás de algo ou alguém importante, vale perguntar sobre o que você anda buscando. Se descobrir, busque isso na vida real. Você verá que o sonho não vai se repetir.
Porcos - Para judeus e muçulmanos, é sonhar com algo proibido. Para o resto de nós, a primeira relação é com sujeira. Vale o mesmo: você está fazendo algo que não é digno ou simplesmente sujo?
Nadar A água representa as emoções. Se você estiver nadando em águas calmas, é provável que suas emoções também estejam tranqüilas, lavadas. Se for uma correnteza turbulenta, bem ao contrário.
Sexo Pode ser literal: sonhamos que transamos com quem queremos transar. Também pode significar tesão (ou a falta de) em outras áreas. Para Freud, também são sexuais os sonhos com revólveres, canetas, batons, enfim, objetos fálicos.
Sexo com um amigo Já se assustou ao sonhar transando com um amigo ou um colega? Pode ser atração ou só desejo de compartilhar alguma intimidade, um segredo, um projeto pessoal com a pessoa ao lado.
Sexo incestuoso- Por mais estranho que possa parecer, os psicanalistas dizem que sonhar que você transa com pai, mãe e irmãos pode simplesmente representar que você se vê unida a eles de alguma forma.
Suicídio Calma, não significa que você queira se matar! Longe disso. Talvez seja a hora de pensar que a situação está tão insuportável que você deseja sair dela imediatamente. E transformá-la!
Voar- Para Freud, está relacionado à infância. Mas também pode ser desejo de superar o impossível, segurança, liberdade ou só ver as coisas de cima, de um ponto de vista privilegiado.
segunda-feira, 16 de junho de 2008
A Obesidade e os sinais de demência na barriga
domingo, 18 de maio de 2008
Beijos! hum...hum...hum...! Vem aí dia dos namorados
domingo, 4 de maio de 2008
Técnica Psicanalítica- Conceitos básicos- 2ª parte
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Técnica Psicanalítica-Conceitos básicos- 1ª parte
domingo, 6 de abril de 2008
"Um dia você aprende"
A importância da Psicanálise nas sinápses neuronais
Todos os grandes pensadores e psicanalistas e também neurociencistas comprovam a teoria do Freud e dizem que: Freud tinha razão em dizer que os reforços positivos através da associação livre de palavras, leva a modificação do cérebro. Ou ainda: A perlaboração psicanalítica com ajuste direto e seletivo de sinápses individuais.
segunda-feira, 17 de março de 2008
Cursos e Eventos diversos: Aprofundando o conhecimento
domingo, 9 de março de 2008
Você deve relaxar, para baixar a ansiedade!
Em primeiro lugar, é importante lembrar que não se tenta relaxar, apenas permite-se relaxar. O ideal é relaxar duas vezes ao dia: uma no meio do dia e antes de dormir.
Escolha um lugar, em casa ou no trabalho, que seja calmo e sem interrupções. Se possível, tire o telefone do gancho, desligue o rádio e a televisão. Na falta de opções, o banheiro pode ser extremamente útil. Deixe o espaço na penunbra. Embora com os olhos fechados, a luz estimula o cérebro. É importantíssimo que você tenha apoio para todos os músculos do corpo. Use uma cadeira reclinável, a cama ou uma poltrona. Procure apoio para a cabeça e o pescoço e mantenha a temperatura em torno de 20ºC. Se estiver muito frio, após alguns minutos, o metabolismo do corpo decresce e a pessoa pode ficar com frio, causando tensão tensão muscular. Use roupas confortáveis, que não restrinjam os movimentos, principalmente o diafragma.
Concentre atenção na respiração, deixando que se torne profunda e lenta. Comece a tensionar e relaxar individualmente todos os músculos do corpo. Respire novamente através dos músculos do diafragma e libere qualquer pensamento que esteja ocupando sua mente.
Deixe que a respiração dissolva qualquer tensão ou rigidez que encontrar nos músculos da testa aos dedos dos pés, sempre identificando a diferença entre tensão e relaxamento muscular, e respirando fundo.
Fique em paz!
domingo, 24 de fevereiro de 2008
A Psicanálise e o Inconsciente!
Imaginemos que um explorador chega a uma região pouco conhecida onde seu interesse é despertado por uma extensa área de ruínas, com restos de paredes, fragmentos de colunas e lápides com inscrições meio apagadas e ilegíveis.
Pode contentar-se em inspecionar o que está visível, em interrogar os habitantes que moram nas imediações a respeito da história e do significado desses resíduos arqueológicos e então seguir viagem. Mas pode agir de modo diferente. Pode ter levado consigo picaretas, pás e enxadas... pode partir para as ruínas, remover o lixo e, começando dos resíduos visíveis, descobrir o que está enterrado. Se seu trabalho for coroado de êxito, as descobertas se explicarão por si mesmas: as paredes tombadas são parte das muralhas de um palácio ou de um depósito de tesouros; os fragmentos de colunas podem reconstituir um templo; as numerosas inscrições revelam um alfabeto e uma linguagem que, uma vez decifrados e traduzidos, fornecem informações nem mesmo sonhadas sobre eventos do mais remoto passado em cuja homenagem os monumentos foram erigidos. Saxa loquuntur! ( As pedras falam.)
Jane adaptou de Freud- Etiologia da Histeria