As postagens são feitas por nossa Comissão Científica. Podem ser próprias, adaptadas, transcritas de teóricos ou de sites científicos com publicações de novos estudos, e, teem a finalidade de informar e esclarecer alguns transtornos mentais. Não é diagnóstico final, portanto, procure o seu profissional ou o nosso espaço para maiores esclarecimentos em N. I./RJ com hora marcada: tel- 2669-7562 ou 9644-87280


domingo, 6 de abril de 2008

A importância da Psicanálise nas sinápses neuronais




Os grandes estudiosos da mente humana atualmente defendem em congressos, os avanços da psicanálise:

1- Jonh Bowby em "teoria do apego" mostra que a mãe deve ser sufucientemente boa, que a criança tem ansiedade quando se afasta do cuidador. O que também está presente em outros animais;

2- Eric Kandel( prêmio nobel 2000): Para a aprendizagem: a experiência modifica as conexões neuronais: estimulação ambiental(...)modificação genética(...) síntese de novas proteínas(...) novas sinápses. Ou seja, as primeiras relações objetais são "inscritas" nas conexões neuronais e determinam um padrão habitual de relacionamento inter- pessoal ( repetição automática, sem recordação consciente).3-Lacan, Bion, Damásio: O tratamento analítico como um processo de aprendizagem- Interpretação - consciência de um padrão adaptativo- opção por um padrão mais saudável- repetição do padrão mais saudável- ( reforço positivo por parte do analista) - modificação da memória implícita.

4- Suzana Houzel: A neurocientista reafirma: a mente é um atributo do cérebro- As visões objetivas da neurociência, e, subjetivas da psicanálise são complementares.
Todos os grandes pensadores e psicanalistas e também neurociencistas comprovam a teoria do Freud e dizem que: Freud tinha razão em dizer que os reforços positivos através da associação livre de palavras, leva a modificação do cérebro. Ou ainda: A perlaboração psicanalítica com ajuste direto e seletivo de sinápses individuais.




















































Nenhum comentário: