As postagens são feitas por nossa Comissão Científica. Podem ser próprias, adaptadas, transcritas de teóricos ou de sites científicos com publicações de novos estudos, e, teem a finalidade de informar e esclarecer alguns transtornos mentais. Não é diagnóstico final, portanto, procure o seu profissional ou o nosso espaço para maiores esclarecimentos em N. I./RJ com hora marcada: tel- 2669-7562 ou 9644-87280


segunda-feira, 16 de junho de 2008

A Obesidade e os sinais de demência na barriga



Um estudo publicado na revista Neurology que analisou as medidas de mais de 6.500 pessoas entre 40 e 45 anos, mostra que o excesso de gordura abdominal na meia-idade está associado a problemas neurológicos depois dos 70 anos. Após 30 anos 16% das pessoas em estudo, tinham desenvolvido algum tipo de demência, e a maioria cultivava uma silhueta rotunda havia muito tempo. Os dados mostraram que o abdome volumoso pode aumentar 3,6 vezes o risco de transtornos demenciais, que incluem perda de memória, alterações de comportamento e geralmente evoluem para a incapacitação. A relação, entetanto, não é direta, mas pode estar associada a outros problemas frequentes naqueles que não conseguem controlar o peso, como tabagismo, hipertensão, diabete e altos níveis de colesterol.
Com os alarmantes índices de obesidade e o envelhecimento da população em todo o mundo, o futuro é preocupante, concluem os autores.

Nenhum comentário: