As postagens são feitas por nossa Comissão Científica. Podem ser próprias, adaptadas, transcritas de teóricos ou de sites científicos com publicações de novos estudos, e, teem a finalidade de informar e esclarecer alguns transtornos mentais. Não é diagnóstico final, portanto, procure o seu profissional ou o nosso espaço para maiores esclarecimentos em N. I./RJ com hora marcada: tel- 2669-7562 ou 9644-87280


sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Reflexão / Meditação

Devemos recorrer sempre a nossa capacidade metacognitiva, que é a capacidade de mergulhar nos próprios pensamentos e acompanhá-los. Pois pode ser muito útil na hora de resgatar uma memória ou de aprender um idioma com mais facilidade. A capacidade de refletir sobre nossos pensamentos é uma característica fundamental, já que por meio delas identificamos nossas limitações e as compensamos.
Estudos revelam que que a precisão metacognitiva varia amplamente entre a população. Alguns parecem conhecer pouco sobre os próprios pensamentos, enquanto outros revelam grande capacidade de autoavaliação mental. Refletir sobre os nossos pensamentos é algo tão antigo quanto a civilização. Sigmund Freud trouxe a noção de que não nos conhecemos como acreditamos devido a falta de acesso consciente a grande parte da mente. Ele acreditava de que com certa investigação, porém, poderíamos descobrir as forças internas ocultas que guiam nossas escolhas e ações. "O processo psicanalítico, disse Freud: -Tem como objetivo que ao longo do tempo, a pessoa que se submete a análise, possa ampliar a compreensão do próprio funcionamento psíquico evitando  repetições que conduzam ao sofrimento psíquico".
Para melhorar a metacognição, além de fazer a análise, deve-se utilizar a técnica de meditação, pois ela aprimora o processo de julgar as próprias idéias; a prática provoca mudanças na estrutura, nas funções e na conexão do córtex pré-frontal anterior.

Nenhum comentário: