As postagens são feitas por nossa Comissão Científica. Podem ser próprias, adaptadas, transcritas de teóricos ou de sites científicos com publicações de novos estudos, e, teem a finalidade de informar e esclarecer alguns transtornos mentais. Não é diagnóstico final, portanto, procure o seu profissional ou o nosso espaço para maiores esclarecimentos em N. I./RJ com hora marcada: tel- 2669-7562 ou 9644-87280


sexta-feira, 31 de julho de 2015

Síndrome de Down

Esta síndrome se caracteriza por um comprometimento vinculado ao excesso de material cromossômico no cromossomo 21 - de 2 para 3. E, com isso a pessoa apresenta sinais clínicos que o diferenciam da população chamada comum: olhos oblíquos, musculatura e ligamentos menos eficazes, comprometimento intelectual ao longo da vida, implantação baixa de orelhas, instabilidade nos joelhos, nas vértebras cervicais, problemas oftalmológicos, olhos separados. Mas, para nós o importante são os aspectos psicológicos. Eles aprendem muito bem, mas, diferente de nós, têm grande dificuldade em esquecer. Ou seja, aprendem e não desaprendem.. Por isso, a incidência de TOC. Exemplo: Houve um caso de um Down que sempre ia ao mesmo supermercado. Invarialvelmente o caixa não tinha troco e dava em balas. Certo dia, o Down juntou umas 50 balas, foi ao supermercado e comprou um refrigerante. Na hora de pagar, quiz dar as balas ao invés de dinheiro. Evidentemente, o funcionário não aceitou, mas ele não abriu mão.
Li o artigo do especialista em síndrome de Down, o Dr.  Zan Mustacchi, que diz: "As crianças com Down não são mais amorosas ou mais agressivas. Elas são resultado do ambiente em que vivem. São como qualquer outra criança." Diz ainda: "-Os portadores dessa síndrome têm 40% a mais de probabilidade de desenvolver o Alzheimer. Há estudos nesse sentido e já está sendo desenvolvido um medicamento para ser dado aos portadores da síndrome a partir da adolescência que tem por objetivo aumentar a capacitação de memória e protelar o aparecimento da doença de Alzheimer.
Essas crianças devem frequentar o ensino regular, até a adolescência, mas com acompanhamento e apoio paralelo, respeitando o conteúdo programático, com adaptações para suas necessidades. Segundo estudos, existe ainda a ocorrência de déficit de atenção e de distúrbios de conduta, entretanto, é mais marcante as manifestações de TOC, que são responsáveis por atitudes que a sociedade não entende.
Em relação ao sobrepeso, eles têm o intestino mais longo e hipotônico, absorvendo mais alimento, além disso, o que está mais ao seu alcance é o alimento e fazem poucos exercícios.

Nenhum comentário: