As postagens são feitas por nossa Comissão Científica. Podem ser próprias, adaptadas, transcritas de teóricos ou de sites científicos com publicações de novos estudos, e, teem a finalidade de informar e esclarecer alguns transtornos mentais. Não é diagnóstico final, portanto, procure o seu profissional ou o nosso espaço para maiores esclarecimentos em N. I./RJ com hora marcada: tel- 2669-7562 ou 9644-87280


domingo, 28 de junho de 2015

PSICOSSOMÁTICA


         
           Psicossomática é uma medicina integral. Uma ideologia sobre a saúde, o adoecer e as práticas de saúde. É o estudo e a pesquisa da relação mente e corpo, produzindo enfermidade, notadamente sobre o estresse. Os fenômenos psicossomáticos acarretam uma série de problemas  e doenças, que o especialista deve estar atento para a resolução dos problemas. As técnicas utilizadas no tratamento, baseiam-se no conhecimento dos fatores emocionais que ocorrem em cada caso e em diversas formas de terapia, utilizadas de acordo com cada patologia e associada à meditação clínica em uso pelo paciente. Atualmente muitas patologias têm sido estudadas e compreendidas com relação aos mecanismos psicológicos  que atuaram em suas origens. Dentre estas, as mais conhecidas pela população em geral são: a úlcera péptica, a hipertensão arterial essencial, palpitações, arritmias, asma brônquica, enxaquecas, cefaléias tencionais, síndrome pré menstrual, angústias da menopausa, distúrbios alérgicos, diabetes, hipertireoidismo, dor crônica e câncer.

Um comentário:

Mayra Morais disse...

Acho que tem tudo a ver, mas a minha dúvida é quem nasceu primeiro a psicossoamatica ou a psicanalise e como estas se relacionam na atualidade?