As postagens são feitas por nossa Comissão Científica. Podem ser próprias, adaptadas, transcritas de teóricos ou de sites científicos com publicações de novos estudos, e, teem a finalidade de informar e esclarecer alguns transtornos mentais. Não é diagnóstico final, portanto, procure o seu profissional ou o nosso espaço para maiores esclarecimentos em N. I./RJ com hora marcada: tel- 2669-7562 ou 9644-87280


segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Síndrome de Asperger



Síndrome de Asperger
                  Pelo tom de voz ou expressão facial de alguém podemos saber ou desconfiar do seu estado de humor, a aparência de uma pessoa diz-nos bastante acerca da mesma, talvez onde vive, e o estatuto social a que pertence, a atividade profissional que exerce, etc. A incapacidade de formulação lógica de hipóteses a partir de sinais é então uma característica da Síndrome de Asperger, que leva a problemas de comunicação e interação social. Pode ser considerada como uma forma de autismo.
               As pessoas que sofrem da Síndrome de Asperger diferenciam-se dos autistas na medida que não tem problemas de linguagem tão acentuados e não demonstram tanta incapacidade ao nível da aprendizagem.
            Normalmente têm uma inteligência média ou até mesmo acima da média. Não têm grande limitação a nível profissional, se forem acompanhados em casa e em qualquer outro ambiente que explorem e podem progredir a nível escolar e mais tarde arranjar emprego.
           Os chamados “aspies” (pessoas afetadas com a Síndrome de Asperger), só mostram dificuldade na percepção de sinais e sentimentos sem verbalização dos mesmos, no que conta a relações com outras pessoas, porque ao contrário dos autistas “clássicos”, querem ser sociáveis e apreciam o contacto humano. Falam fluentemente, mas parece não ter em conta as reações das pessoas com quem falam, podendo assim falar sem parar, sendo objetivos e não mudando de assunto independentemente do interesse mostrado pelo ouvinte, parecendo também insensíveis aos seus sentimentos. Tem dificuldade na compreensão de metáforas, anedotas, entoações, provérbios, entre outros, e por isso tudo que lêem compreendem de forma literal, falando com pouca entoação.
          Para ajudarmos um aspie a compreender o que diz, devemos tentar manter uma conversa com frases curtas, objetivas e concisas.
             Os aspies geralmente desenvolvem interesses por determinados assuntos que podem evoluir à medida que crescem e lhes despertam sempre a atenção. Estes interesses normalmente envolvem a memorização ou ordenação de fatos sobre um assunto. Além disto, os aspies não gostam de alterações nem mudanças repentinas, impondo rotinas e ficando nervosos com modificações.




               A Síndrome de Asperger é uma doença sem cura.

Segundo alguns estudiosos, grandes personalidades, como Albert Einstein, Michelangelo, Stanley Kubrick e Andy Warhol possuíam fortes traços da síndrome.

Nenhum comentário: