Médicos de várias especialidades as vezes se vêm as voltas com pacientes que sofrem por não obterem a cura de suas patologias, mas, ao mesmo tempo têm dificuldade para seguir o tratamento aconselhado. "Na verdade, esses pacientes põe o médico à prova de tirá-lo de sua condição de doente, o que é totalmente diferente, pois isto pode implicar que ele está totalmente preso à idéia de conservá-la" (Lacan, 1966).
Essa foi a brecha aberta para a entrada da Psicanálise. Partimos da insuficiência, daquilo que se apresenta como falha ao saber médico e que se representa pela constatação da dificuldade que a maioria dos pacientes tem em seguir um tratamento prescrito, mesmo quando lhe são oferecidadas facilidades que vão da gratuidade das consultas até medicamentos. Médicos se deram conta de que parte das queixas dos pacientes revelava nítida expressão de conflito emocional e seria mais bem amparada se fosse dirigida a um picólogo ou psicanalista. Percebiam angústia e fragilidade não só diante da afecção, mas principalmente, frente aos impasses causados pelo impacto da lesão na vida.
Verifique se não é esse o seu caso. Se você na verdade não precisa de uma ajuda para resolver seus conflitos emocionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário