As postagens são feitas por nossa Comissão Científica. Podem ser próprias, adaptadas, transcritas de teóricos ou de sites científicos com publicações de novos estudos, e, teem a finalidade de informar e esclarecer alguns transtornos mentais. Não é diagnóstico final, portanto, procure o seu profissional ou o nosso espaço para maiores esclarecimentos em N. I./RJ com hora marcada: tel- 2669-7562 ou 9644-87280


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

NEUROSES

Para o Psicanalista: Neuroses começam da filiação entre estresse e ansiedade.
                  As neuroses também consideradas doenças dos nervos podendo ocasionar distúrbios funcionais e as neuroses psicóticas (mais graves), distúrbios mentais. Neurose também é psiconeurose e muito abrangente.  Freud, através de inúmeras observações  teve a convicção da importância  dos processos inconscientes na etiologia das neuroses .  Essa convicção decorreu, em parte, da observação de que os sintomas pareciam, freqüentemente, expressões de acontecimentos que o paciente não podia recordar ou de impulsos de que ele não estava cônscio. Na busca da origem dos sintomas Freud foi empurrado cada vez mais na direção da infância; a sua crença na importância das experiências infantis para a produção de neuroses estava se consolidando.
Ganhos secundários das neuroses: A redução do conflito e tensão através da neurose é a finalidade ou ganho primário do transtorno. Entretanto, o ego pode tentar obter vantagens do mundo externo, provocando atenção e solidariedade de outros, manipulando-os ou mesmo pelo recebimento de compensação financeira. Todos esses fatores são conhecidos como ganhos secundários. Cada neurose tem sua forma característica de ganho secundário. Nas fobias, as pessoas regridem à infância, quando ainda eram protegidas. Ganhar a atenção através de uma atuação dramática e, ocasionalmente, obter vantagens materiais são características do transtorno conversivo.


Nenhum comentário: