As postagens são feitas por nossa Comissão Científica. Podem ser próprias, adaptadas, transcritas de teóricos ou de sites científicos com publicações de novos estudos, e, teem a finalidade de informar e esclarecer alguns transtornos mentais. Não é diagnóstico final, portanto, procure o seu profissional ou o nosso espaço para maiores esclarecimentos em N. I./RJ com hora marcada: tel- 2669-7562 ou 9644-87280


domingo, 23 de setembro de 2007

Suas emoções e sua saúde II- Psicossomática

Conflitos inconscientes podem aflorar explosivamente sob a forma de sintomas físicos. A modalidade da moléstia ou a intensidade da dor sofrida podem ser previstas de acordo com a sua personalidade.

As emoções são capazes de alterar o equilíbrio endócrino, assim como o fluxo sanguíneo e a pressão, de inibir o processo digestivo, de alterar a sua respiração e a temperatura de sua pele. Um estado prolongado de perturbação emocional pode levar a alterações que provoquem uma doença. Sua psique é capaz de desencadear uma reação excessiva dos hormônios, o que pode produzir um processo patológico.

O seu corpo faz esforços constantes no sentido de conservar-se em equilíbrio, mantendo um outro precário, entre as quantidades excessivas e as suficientes de determinadas substâncias. Se a tensão a outros fatores desequilibrarem esta gangorra, o corpo vai buscar uma daptação através de alterações em sua química, o que poderá ser danosa para o resto do organismo, levando ao que se denomina de moléstias de adaptação. Sua suscetibilidade aos microorganismos causadores de doenças- por exemplo: o vírus do resfriado comum ou o bacilo da tuberculose, podem variar de acordo com seu estado mental. Segundo pesquisas, problemas gastrointestinais, perturbações sexuais, moléstias cardíacas e inúmeros outros males sofrem forte influência de fatores psicológicos. Até mesmo o câncer tem sido relacionado com emoções. O início do câncer muitas vezes está associado a uma série de derrotas pessoais que fazem com que a pessoa finalmente entregue os pontos.

O tratamento de problemas psicossomáticos é dificultado pelo fato de que, apesar do crescente reconhecimento da importância dos fatores emocionais nas moléstias do corpo, muitos médicos continuam desconhecendo os princípios psicossomáticos, deixando passar despercebidos a complexa inter-relação existente entre as emoções do paciente, a fisiologia e o meio ambiente.

Verifique suas emoções, leia o post "suas emoções e sua saúde" ( anterior), e se precisar, procure ajuda.

( Adaptações de: "Os fenômenos psicossomáticos" por Jane Sabino)

Nenhum comentário: