As postagens são feitas por nossa Comissão Científica. Podem ser próprias, adaptadas, transcritas de teóricos ou de sites científicos com publicações de novos estudos, e, teem a finalidade de informar e esclarecer alguns transtornos mentais. Não é diagnóstico final, portanto, procure o seu profissional ou o nosso espaço para maiores esclarecimentos em N. I./RJ com hora marcada: tel- 2669-7562 ou 9644-87280


domingo, 30 de setembro de 2007

Todas as últimas sextas-feiras de cada mês- Nossas reuniões científicas !


Toda a organização dos seminários, intervenção nas mesas quando da percepção de dúvidas, avisos administrativos relacionados ao espaço, estão a cargo das sócias Dr.ª Jane Sabino de Oliveira e Dr.ª Ana Angelica Ferreira Couto.
Neste encontro, também são analisados a supervisão de cada membro do grupo de estudos, pela Comissão Científica, se há análise didática e a importância desta é sempre pronunciada pelas organizadoras. As quais estão sempre afinadas em incentivar o grupo nas buscas e nas pesquisas árduas da psicanálise e, para que isso ocorra sempre, também é mantido no espaço revistas sempre recentes e atualizadas em psicologia, psicanálise e neurociências, que ficam a disposição de todos.



Aqui Dr. José Fagunde de Rezende desenha uma atitude depressiva após conduzir o seminário "Fenômenos Psicossomáticos. "



Eis um momento de descontração, de reencontro. Lanche antes de iniciar a reunião científica.





Aqui Dr.ª Ana Angelica assina os certificados antes da entrega aos participantes e ao facilitador da palestra.





Bem, em cada encontro um tema é discutido amplamente com teóricos diversos. Cada um procurando dentro de sua especialização repassar o conhecimento para o restante do grupo. Após, há debates de casos clínicos ( quando o tema não é muito extenso).
Nesta última sexta-feira, 28/9/07, foi a vez da Dr.ª Jane Sabino conduzir o 14° seminário , o qual ela deu o título de "Sistema Psiconeuroendócrino", onde ela delineou anatomica e fisiologicamente as glândulas endócrinas, suas correlações com o sistema nervoso central e com a mente. Ao final,ela diz: "_Qualquer tarefa cumprida pela mente humana é produto do equilíbrio entre substâncias químicas e impulsos elétricos."








domingo, 23 de setembro de 2007

Suas emoções e sua saúde II- Psicossomática

Conflitos inconscientes podem aflorar explosivamente sob a forma de sintomas físicos. A modalidade da moléstia ou a intensidade da dor sofrida podem ser previstas de acordo com a sua personalidade.

As emoções são capazes de alterar o equilíbrio endócrino, assim como o fluxo sanguíneo e a pressão, de inibir o processo digestivo, de alterar a sua respiração e a temperatura de sua pele. Um estado prolongado de perturbação emocional pode levar a alterações que provoquem uma doença. Sua psique é capaz de desencadear uma reação excessiva dos hormônios, o que pode produzir um processo patológico.

O seu corpo faz esforços constantes no sentido de conservar-se em equilíbrio, mantendo um outro precário, entre as quantidades excessivas e as suficientes de determinadas substâncias. Se a tensão a outros fatores desequilibrarem esta gangorra, o corpo vai buscar uma daptação através de alterações em sua química, o que poderá ser danosa para o resto do organismo, levando ao que se denomina de moléstias de adaptação. Sua suscetibilidade aos microorganismos causadores de doenças- por exemplo: o vírus do resfriado comum ou o bacilo da tuberculose, podem variar de acordo com seu estado mental. Segundo pesquisas, problemas gastrointestinais, perturbações sexuais, moléstias cardíacas e inúmeros outros males sofrem forte influência de fatores psicológicos. Até mesmo o câncer tem sido relacionado com emoções. O início do câncer muitas vezes está associado a uma série de derrotas pessoais que fazem com que a pessoa finalmente entregue os pontos.

O tratamento de problemas psicossomáticos é dificultado pelo fato de que, apesar do crescente reconhecimento da importância dos fatores emocionais nas moléstias do corpo, muitos médicos continuam desconhecendo os princípios psicossomáticos, deixando passar despercebidos a complexa inter-relação existente entre as emoções do paciente, a fisiologia e o meio ambiente.

Verifique suas emoções, leia o post "suas emoções e sua saúde" ( anterior), e se precisar, procure ajuda.

( Adaptações de: "Os fenômenos psicossomáticos" por Jane Sabino)

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Suas emoções e a saúde!

Preparei algumas "dicas"para que você internalize e sinta-se melhor, seja qual for o transtorno emocional a que esteja sendo submetido. Então, vamos lá!

1- Não se faça vítima da situação!
2- Avalie seus costumes;
3-Calcule quanto tempo, dinheiro e saúde lhe custam um hábito ruim;
4-Diga: sou inteligente e sou capaz. Aprendo tudo o que preciso saber;
5-Tenho memória normal e perfeita;
6-Calma! Com calma tudo se resolve, lembra?
7-Coloque toda a sua atenção nas tarefas que estiver fazendo naquele momento;
8- Pense: Sou forte e resistente!
9- Faça tudo de uma só vez - só comece outro projeto quando terminar o anterior;
9- Minimize a papelada - jogue no lixo aqueles papéis que você sabe que não serão usados;
10- Sorria entre um trabalho e outro ! Faz bem ao organismo;
11- Respeite as pausas para o almoço- restaura sua mente e seu espírito e aumenta a sua capacidade criativa;
12- Pare de deixar tudo para a última hora- Esse hábito prejudica seu cronograma e a qualidade de seu trabalho;
13- Aprenda a fixar limites- Se ocupado, diga não, mesmo a superiores. Essa atitude só vai valorizá-lo;
14- Trabalhe eficazmente - Se puder, em equipe com meta comum;
15- Aprenda a programar o tempo cuidadosamente- Ao marcar reuniões, calcule o tempo que você gasta no trânsito e os imprevistos. Quando se chega atrasado, sua energia se dispersa e passa a ser pouco produtivo. Além disso, deixar os outros esperando transmite uma imagem de irresponsabilidade;
16-Não há problema! diga sempre: Há obstáculos a serem vencidos;
17- Aprenda a gostar do seu trabalho, sem procurar os "ossos do ofício", ou mude de profissão;
18-Não desista antes do tempo!
19- Toda mudança provoca reações físicas e emocionais. Prepare-se!
20- Valorize suas atitudes, sem esperar muito pelo valor que o outro poderia lhe dar;
21- Perdoe suas recaídas com bom humor;
22- Prepare-se para o dia seguinte - No fim do dia, reserve 5 minutos para arrumar seu espaço, organizar seu trabalho ou estudo, e, definir as tarefas que terá que fazer no dia seguinte;
23-Procure ajuda se precisar, se não conseguir se organizar sozinho!
Cada emoção a que você é submetido é um acontecimento físico... falaremos mais sobre isso, por hora, leia sempre essas "dicas" de saúde emocional e boa semana!
( Adaptações feitas por Jane Sabino, baseada em sua experiência clínica e leituras diversas)