As postagens são feitas por nossa Comissão Científica. Podem ser próprias, adaptadas, transcritas de teóricos ou de sites científicos com publicações de novos estudos, e, teem a finalidade de informar e esclarecer alguns transtornos mentais. Não é diagnóstico final, portanto, procure o seu profissional ou o nosso espaço para maiores esclarecimentos em N. I./RJ com hora marcada: tel- 2669-7562 ou 9644-87280


sábado, 11 de agosto de 2007

Transtorno Bipolar : Euforia X Depressão



Esse menino não tem educação!! Aquele é muito grosso! Aquela menina é excessivamente temperamental! Perfis como esse podem ser apenas resultado de falta de limite dos pais ou sintomas de que a criança sofre de transtorno bipolar (THB), uma doença genética que atinge cerca de 1% das crianças no mundo. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, o transtorno afeta igualmente meninos e meninas. Desse total, segundo a Santa Casa de Misericórdia no Rio, 60 % receberam antes um diagnóstico errado de Hiperatividade, por exemplo.
Apesar da semelhança com a criança hiperativa, a bipolar apresenta outras características bem distintas e um diagnóstico errado pode fazer com que ela piore muito e nunca receba o tratamento correto. Além de serem agitadas, as bipolares brigam muito, têm auto-estima elevada, se acham o máximo, têm dificuldade de iniciar o sono ou o sono é muito agitado, e, apresentam sexualidade exagerada desde muito cedo.
Diferentemente dos adultos bipolares, a criança não apresenta um quadro de alternância de mania e depressão. Nos pequenos, a mudança de humor é rápida, com momentos de irritabilidade, isolamento e falta de prazer em fazer as coisas.
É o que chamamos de "criança de lua".
Em todos, crianças e adultos, os ataques de raiva são prolongados e, depois que passam vem um sentimento de arrependimento muito grande.
Além do tratamento, os pais também precisam de acompanhamento psicoterápico. Pais permissivos demais ou castradores demais podem piorar o quadro.
Principais sintomar de Bipolaridade:
  • Oscilações de humor;
  • Ataques de agressividade;
  • Dificuldades nos relacionamento;
  • Impulsividade;
  • Sexualidade exacerbada;
  • Queda no rendimento escolar
  • Dificuldade para dormir;

Nenhum comentário: