As postagens são feitas por nossa Comissão Científica. Podem ser próprias, adaptadas, transcritas de teóricos ou de sites científicos com publicações de novos estudos, e, teem a finalidade de informar e esclarecer alguns transtornos mentais. Não é diagnóstico final, portanto, procure o seu profissional ou o nosso espaço para maiores esclarecimentos em N. I./RJ com hora marcada: tel- 2669-7562 ou 9644-87280


sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Mulheres Autônomas

       Refletem socialmente o que elas mesmas são: verdadeiras, retas, transparentes com os outros e, em destaque, consigo mesmas. Não dissimulam seus sentimentos,nem disfarçam seus conflitos. São emocionalmente protegidas, não esperam dos outros. Têm um Eu maduro e espontâneo. Autoestima elevada e autoimagem sólida. Não se sentem deusas, nem divas, mas um ser humano consciente de que possuem qualidades e defeitos.
        Mulheres autônomas possuem a consciência plena de sua beleza exterior e interior, mesmo que estejam fora do padrão tirânico da beleza. Não sentem necessidade vital de procedimentos estéticos, mas se os fizerem não são para ficarem bonitas, mas para cristalizarem a beleza que têm certeza de que já possuem. Sua mente é o próprio espelho, não têm portanto, medo do espelho físico. O tempo não é seu carrasco, nem as cicatrizes seus algoz. Não têm medo de falar sua idade, porque são como o vinho, quanto mais envelhecem mais belas ficam. Seu Eu é um bom autor de sua história. Não são vítimas do passado, nem das mazelas do presente, nem muito menos das tormentas do futuro.

sábado, 24 de outubro de 2015

Investindo na sua Mente



O capital criativo de cada ser humano pode ser uma fonte de investimento em saúde e de vida
             Aplicar em ações, imóveis, dólar, ouro e café podem ser um bom negócio, porém as oscilações são constantes e existe o risco de queda. Há outros investimentos, contudo, mais seguros e garantidos. Minha sugestão é aplicar em algo duradouro e com grande chance de ganho: no Inconsciente!
               De acordo com Bruce Cuthbert, do NIMH (National Institute of Mental Health), um dos erros mais comuns nos tratamentos dos sofrimentos mentais é demorar a buscar ajuda. É importante que as pessoas aprendam a reconhecer seus sintomas e busquem tratamento o mais cedo possível. Como em qualquer doença, quanto mais precoce for a intervenção, melhor, afirma o pesquisador.
             Na Clínica Psicanalítica do Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo, existem dados, incluindo o testemunho de inúmeros pacientes, nos quais é possível evidenciarmos a mudança nas suas vidas, a melhora de seu humor, iniciativa e potencial criativo. É visível a melhora em seu desempenho intelectual e afetivo, fazendo com que suas escolhas lhes forneçam um ganho não só financeiro, mas em sua vida como um todo.
            Há trabalhos, teses, e depoimentos de pacientes e dos próprios colegas na área da saúde que confirmam a eficácia da psicanálise. Ao oferecer uma escuta diferenciada às queixas, os pacientes trabalham sua angústia e melhoram suas escolhas.
             A ambição de Freud foi aproximar a psicanálise da ciência. Embora se trate de discursos diferentes, nos relatos e estudos de seus casos, foi possível verificar que a quase totalidade dos seus pacientes apresentaram mudanças significativas em seus sintomas. Da mesma forma, um hospital geral não vive sem um banco de dados, para que se saiba sobre os tratamentos realizados, internações, intervenções cirúrgicas, o fluxo de caixa, receituários e despesas, quanto cada leito produz, o quanto é gasto com medicações e médicos.
            Se comparada a uma aplicação financeira, a análise é altamente rentável, com liquidez garantida e resgate automático. Não depende de alterações climáticas, nem de tendências das bolsas asiáticas ou preço das commodities.
             Mas, para esse tipo de investimento, não se aplica apenas o dinheiro: é preciso empenhar seu corpo, pele, tempo e responsabilidade frente ao seu desejo. Alguns sintomas podem aparecer como estranhamentos, angústia, sonhos acordados, ousarem novos projetos, vontade de se casar ou de se separar. Também tende a surgir um entusiasmo e uma flexibilidade para os encontros e as surpresas da vida.
Ítalo Venturelli (neurocirurgião –H.R.MG)