As postagens são feitas por nossa Comissão Científica. Podem ser próprias, adaptadas, transcritas de teóricos ou de sites científicos com publicações de novos estudos, e, teem a finalidade de informar e esclarecer alguns transtornos mentais. Não é diagnóstico final, portanto, procure o seu profissional ou o nosso espaço para maiores esclarecimentos em N. I./RJ com hora marcada: tel- 2669-7562 ou 9644-87280


domingo, 31 de janeiro de 2010

Psicanálise e Pedagogia



Continuando sobre os profissionais que trabalham no nosso espaço, venho expor agora o trabalho da Dr.ª Ana Angelica que trabalha preferencialmente com crianças, pois se dedicou a elas devido a especialidade infantil. É pedagoga e Psicanalista Clínica. Por ter sido professora de Artes por mais de 20 anos, também trabalha com arteterapia, técnica que facilita o desenvolvimento do relacionamento com as crianças. Sabe-se que uma doença mental na fase da infância pode significar uma ruptura no desenvolvimento da criança. A intervenção clínica deve integrar a família e o ambiente para favorecer a evolução emocional do jovem. A doença expõe a ruptura da evolução espontânea, e marca a perda do potencial de crescimento da criança. Este trabalho acontece até mesmo com o "contar de histórias".
"...Um menino é muito sonho por dentro, mas é preciso que a realidade de fora ajude este sonho. Perto de uma história tem sempre alguém que a conte..."
Gutfriend,2005
O trabalho não é feito apenas com crianças com transtornos mentais, mas também com dificuldades de aprendizagem, dificuldades cognitivas em geral, timidez, ansiedades infantis e pré-adolescentes. Como os outros colegas anteriomente divulgados, há interação multidisciplinar quando necessário com encaminhamento para psicopedagogia, pediatria ou psiquiatria.

Nenhum comentário: