As postagens são feitas por nossa Comissão Científica. Podem ser próprias, adaptadas, transcritas de teóricos ou de sites científicos com publicações de novos estudos, e, teem a finalidade de informar e esclarecer alguns transtornos mentais. Não é diagnóstico final, portanto, procure o seu profissional ou o nosso espaço para maiores esclarecimentos em N. I./RJ com hora marcada: tel- 2669-7562 ou 9644-87280


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Desde Sócrates...

            É muito interessante quando leio Filosofia socratiana e faço a conexão rápida até a Psicanálise de Freud aplicada hoje nos consultórios por mim e tantos outros colegas, chegando finalmente a BIOLOGIA, quando por também ser bióloga classifico o homem como na imagem acima.
            Desde Sócrates que estamos dizendo para o homem: "CONHECE-TE A TI MESMO". No entanto, desvendamos planetas, descobrimos mais uma lua de júpiter, chegando aos confins do Universo, do corpo chegamos aos tecidos, as células, ao DNA e o estamos modificando como verdadeiros arqueólogos da Vida. Tudo descobrimos e tudo desvendamos. Porém, a frase de Sócrates ainda continua lá firme, para que possamos pensar e conhecer o nosso EU, porque os índices de depressão e tristeza continuam crescendo em todo o mundo. Hoje, o conhecimento e a divulgação da Filosofia e Sociologia, os programas de TV mostrando os  países procurando aumentar o índice de Felicidade de seus povos. Tudo isto tem feito com que as pessoas cheguem mais perto do AUTOCONHECIMENTO buscando a PSICANÁLISE. Para o grande Filósofo SÓCRATES -"O homem é ignorante, vive sem saber das coisas e não sabe que não sabe, isto é,  ignorante duas vezes". Na época Sócrates requisitava os sábios da cidade para explicar o que os movia? Levava-os a exaustão até reconhecerem que viviam sem saber, mas achando que sabiam. Cada vez que Sócrates fazia o cidadão ateniense ficar ciente de encontrar para sua vida a virtude, transformando a cidade no sentido do bem, fazia com que esse mesmo cidadão ficasse perdido, pois não conseguindo transformar a cidade, provocava em si mesmo um grande desconforto, uma sensação de desamparo, fazendo com que ele começasse a examinar a própria vida...
           O homem não é um Deus, deveria assumir seu lugar na natureza, ao lado dos outros animais. O HOMEM É FRÁGIL. Só a buca pelo autoconhecimento o fará examinar a sua vida, mas, nem sempre pode aguentar esse exame. No entanto, é o que fará ele encontrar sentido e saber que viver buscando é muito melhor que viver no engano.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Desenvolvimento

“Acredito que o essencial é que não se considere mais a latência uma etapa de quase estancamento do desenvolvimento, e que se encontre nela, ao saber lê-los, não só os efeitos tão afamados da repressão que apaga as manifestações da sexualidade e do complexo de Édipo, mas também as modificações do que foi vivido anteriormente, as quais apontam, com a aquisição de novos mecanismos, o estabelecimento progressivo de um aparelho psíquico distinto, com uma estruturação mais complexa do sujeito e de sua relação com o mundo, nos planos intrassubjetivo e intersubjetivo.”


                                                                                                                                                                                     Madeleine Baranger