As postagens são feitas por nossa Comissão Científica. Podem ser próprias, adaptadas, transcritas de teóricos ou de sites científicos com publicações de novos estudos, e, teem a finalidade de informar e esclarecer alguns transtornos mentais. Não é diagnóstico final, portanto, procure o seu profissional ou o nosso espaço para maiores esclarecimentos em N. I./RJ com hora marcada: tel- 2669-7562 ou 9644-87280


domingo, 17 de agosto de 2008

Mente sana com Acupuntura!


Técnica de pós graduação, esta arte milenar que até os dias de hoje é usada para aliviar os sofrimentos do corpo e da alma (psique) observa a integridade e unidade do todo, do ser humano e deste com a natureza, com o macrocosmo.
Falar da acupuntura é falar da energia, o ser humano constitui uma só entidade energética e sem possibilidades de ser dividido, o físico e o psiquismo. No caso de uma perturbação, seja ela do psiquismo ou do organismo, não se poderia tratar de um sem referência do outro.
A acupuntura busca restabelecer o equilíbrio através de intervenções no corpo físico, por meio de estímulos nos pontos de acupuntura.
Ela cuida da energia dos órgãos e das vísceras. Cada órgão e cada víscera são responsáveis pela parte funcional e aspectos psíquicos, por ex. o Baço e o Pâncreas têm como função transformar e transportar os alimentos que estão no estômago, no que se refere ao emocional, eles cuidam do pensamento, da reflexão; portanto equilibrando este órgão estaremos melhorando sua função de transporte e transformação e também o pensamento e a reflexão.
O equilíbrio do organismo é de vital importância; ele estando bem consigo, estará bem no ambiente que o cerca.
Desde 1958 quando a acupuntura foi pela primeira vez introduzida no Brasil, lentamente ela foi sendo aceita, primeiro pelos profissionais “alternativos” que a disseminaram por todo o pais, A aceitação pública foi muito grande e alguns profissionais da área da saúde como médicos, fisioterapeutas, biomédicos, dentistas, etc., começaram a fazer cursos, com estes leigos alternativos, desta fascinante arte chinesa de curar. O número destes profissionais aumentou tanto e a tal ponto que atualmente transformou-se a acupuntura em uma especialidade(pós graduação lato sensu) de várias profissões. A população em geral recebeu entusiasticamente esta arte de curar que assim prosperou através daqueles que realmente sabem aplicar a acupuntura dentro dos preceitos da MTC (Medicina Tradicional Chinesa).
Sabendo dessa importância, é que nosso espaço agora conta com mais uma capacitada profissional da área, cuja especialização é pela INCISA-AMAN e Universidade de Beijin.